A infertilidade pode ser considerada uma patologia reprodutiva que acontece quando um casal passa mais de um ano tentando engravidar e não obtém sucesso, isso pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.
As causas da infertilidade não são bem estabelecidas e podem ser multifatoriais, deve-se investigar a fundo quais são a fim de tratar o problema de maneira eficaz.
Quando se trata da endometriose, uma doença ginecológica inflamatória e estrogênio dependente, temos a estatística de que cerca de até 50% das mulheres inférteis possuem endometriose não tratada.
Isso pode ser explicado pela fisiopatologia da doença que ocorrem alterações nas trompas, as ovulações imperfeitas, piora na qualidade dos óvulos com o passar do tempo, dificuldade de implantação do embrião no útero, e no transporte do óvulo.
Porém, nem todas as mulheres com endometriose são afetadas por esse problema, os focos de endometriose irão ditar a infertilidade, então depende do local em que estão instalados.
Um ponto a ressaltar nesse contexto é o quadro psicológico, estudos demonstram que mulheres com endometriose sofrem um grande prejuízo na sua qualidade de vida decorrente da doença, tendo grande prevalência de ansiedade e depressão.
Ao considerar uma mulher com o sonho de se tornar mãe e que, por conta da endometriose, possui uma infertilidade temporária, há um aumento significativo nas condições de transtornos mentais.
Todo esse estresse acumulado pode causar ainda mais dificuldade em obter uma gestação de sucesso.
Em suma, a infertilidade é um fator que acomete muitas mulheres com endometriose, porém percebe-se que é um quadro temporário, por isso é necessário um tratamento e acompanhamento multiprofissional para restaurar a fertilidade.
É fundamental a mudança do estilo de vida para mulheres que desejam tratar a sua endometriose de forma natural e poder assim ter uma gestação bem sucedida, e uma vida saudável sem dores e sofrimentos.
Ref.: AMARAL, Patrícia Pires. Aspectos diagnósticos e terapêuticos da endometriose. 2017.
DE SOUZA, Gerema Keyle Teles et al. Endometriose x infertilidade: revisão de literatura. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 3, n. 1, 2017.